Óleo de Rosa Mosqueta
×
Óleo de Rosa Mosqueta
Óleo de Rosa Mosqueta
R$ 38,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
O Óleo de rosa mosqueta Native possui substâncias nobres que ativam e aceleram a proliferação de células novas, permitindo a renovação acelerada da pele.
100% puro e concentrado, triplamente filtrado o que facilita a penetração dérmica, o Óleo de Rosa Mosqueta Native é um dos mais eficazes hidratantes naturais.
É eficaz e ao mesmo tempo é suave e agradável para a pele.

Nome Botânico

Rosa aff. Rubiginosa.

Sinonímia

Rosa selvagem, rosa silvestre, rosa canina, rosa primitiva, hunds rose (alemão), rosa canina (espanhol), églantine (francês), wild rose (inglês), rosa selvatica (italiano), rosae (latim).

Família

Rosaceae.

Parte utilizada

Fruto, casca e sementes.

Histórico e curiosidades

É das sementes da Rosa Mosqueta, planta silvestre dos Andes Chilenos, que é extraído seu óleo.

Em um estudo morfológico do efeito da sulfadiazina de prata, extrato de ipê-roxo e extrato de barbatimão na cicatrização de feridas cutâneas, Coelho et all, 2010, evidenciou em análise histológica a proliferação vascular, neutrófilos, linfócitos, fibroblastos, fibras colágenas e epitelização. Os achados macroscópicos mostraram epitelização completa aos 14 dias em todos os animais dos grupos S (Sulfadiazina), IR (Ipê roxo) e B (Barbatimão). Na análise histológica aos 14 dias, apenas o grupo C (Controle – tratado apenas com soro fisiológico) ainda apresentava epitelização incompleta em seis animais; neste mesmo período houve diferença estatisticamente significativa entre o grupo controle e os demais grupos quanto ao processo inflamatório e neovascularização. Em relação à presença de fibroblastos e colágeno, houve diferença estatisticamente significativa entre o grupo controle e os demais grupos aos 30 dias. Desta forma a análise dos resultados morfológicos permitiu ao pesquisadores concluir que o grupo S, IR e B foram favorecidos no processo de cicatrização das feridas cutâneas, quando comparados com o controle (C). Esta pesquisa demonstra que de forma mais natural é possível melhorar o processo de cicatrização.

Ecologia

Originária da área do Mediterrâneo e da Europa Central, foi trazida para a América do Sul pelos colonizadores espanhóis, e cresce na região sul e central do Chile como uma planta selvagem, em solos secos de baixo valor agrícola.


Constituintes

Altas concentrações de betacarotenos e licopenos (polpa do fruto); altas concentrações de vitaminas A, B1, B2, E e K, além de minerais como K, Ca, Na, Fe, Mg; altas porcentagens de ácidos graxos poliinsaturados (44% de linoléico e 36% de alfalinoléico); ácidos graxos saturados: ácido palmítico (entre 3 e 5%), ácido palmitoléico (entre 0,1 e 5%), ácido esteárico (entre 1 e 2%); outros ácidos graxos como láurico, mirístico, araquidônico, gadoléico e behênico (entre 0 e 1%); ácidos ativos: ácido transretinóico ou tretinoína natural (entre 0,01 e 0,1%).

Ações

Antinflamatória, antioxidante.

Propriedades Farmacológicas

Os ácidos graxos são capazes de atuar na membrana celular, aumentando sua permeabilidade de modo a facilitar a entrada de fatores de crescimento, o que promove maior proliferação, migração celular e neoangiogênese, atuando diretamente na fase proliferativa da cicatrização. Em conjunto, a grande quantidade de compostos antioxidantes, como polifenóis, vitaminas E e C e carotenóides exercem efeito protetor sobre as novas células a se formarem na lesão em regeneração.

A Vitamina E possui ação antioxidante, protegendo as células contra os danos dos radicais livres, diminuindo o envelhecimento.


Precauções e contra indicações:

Indivíduos hipersensíveis a planta, gravidez e lactação.

Descontinue o uso em caso de sensibilização.

Conservar em local fresco.

Não deve ser aplicado em peles oleosas e afetadas por acne por se tratar de um material nutritivo que favorece a proliferação de microrganismos.

Utilização:

O Óleo de Rosa Mosqueta é utilizado na conservação da textura da pele devido à sua propriedade emoliente; confere lubrificação à pele do corpo e rosto, deixando-a macia e mantendo a hidratação natural. Seus componentes auxiliam na manutenção de uma pele bonita e saudável. Por hidratar, lubrificar e nutrir a pele, é um cosmético indicado para peles muito secas, ásperas e sem vida.

Para o tratamento dos processos de cicatrização o óleo de Rosa mosqueta pode ser enriquecido com Vitamina E da seguinte forma:

Vitamina E oleosa 2%

Óleo de Rosa mosqueta qsp

O óleo de Rosa mosqueta pode ser preparado em diversas formas farmacêuticas, tais como: creme, loção, gel, dentre outras.

Os produtos contendo óleo de Rosa mosqueta podem ser indicados para tratar ativamente ocorrências da pele, tais como:

cicatrizes cirúrgicas e queloides em geral;
marcas recentes ou antigas de queimaduras, feridas e acne;
lesões de processos ulcerantes ou alérgicos;
prevenção e tratamento de estrias;
rugas, linhas de expressão muito acentuadas e linhas de envelhecimento;
pele res